A importância do aterramento nas instalações

O aterramento nas instalações elétricas pode ser definido como um sistema utilizado para evitar desequilíbrios na tensão elétrica de uma instalação qualquer, eliminar fugas de energia desbalanceando as fases na rede externa (fornecimento) e prevenir contrachoque elétrico através do contato humano com a carcaça (parte metálica) de equipamentos com falha no isolamento. O condutor de proteção é identificado pelas cores verde e amarela ou simplesmente verde, segundo padrão especificado na NBR 5410 (norma técnica da ABNT).

O aterramento com solda exotérmica fica perfeito graças a forma como ele é feito

O principal objetivo do aterramento é proteger as pessoas e o patrimônio de falhas (curto-circuito) na instalação. Simplificando, se uma das três fases de um sistema não aterrado entrar em contato com a terra, intencionalmente ou não, nada acontece. Nenhum disjuntor desliga o circuito, nenhum equipamento para de funcionar.

O segundo objetivo de um sistema de aterramento é oferecer um caminho seguro, controlado e de baixa impedância em direção à terra para as correntes induzidas por descargas atmosféricas (raios).

50 milhões

De raios no país por ano

132 mortes

Ao ano no Brasil

1 bilhão

De dólares de prejuízo/ano

Brasil é o campeão mundial em incidência de raios

Por isso o aterramento nas instalações elétricas é tão importante

São Paulo têm a maior incidencia de mortes por raios no Brasil

O Brasil é o campeão mundial na incidência de raios. São cerca de 50 milhões de descargas elétricas no país por ano. Cerca de metade disso, atinge a região amazônica. Manaus é a segunda cidade em termos de mortes por raios no Brasil, só perde para São Paulo. Esses números mostram que quem mora nas região sudeste tem que tomar alguns cuidados.

Quem deu o alerta foi o especialista no assunto, Dr Osmar Pinto Junior, Coordenador ELAT, Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Citou influência do El Nino no clima do verão e que os efeitos mais visíveis do fenômeno são: um aumento na ocorrência de tempestades nas regiões sul e sudeste, e diminuição nas regiões norte e nordeste.

CONEXSOLDA

Soldas exotérmicas perfeitas para o aterramento elétrico e Produtos para SPDA 
(Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas)
Atende as normas internacionais de segurança
Atendimento Personalizado
Ótimos Prazos de Entrega

Cobrimos qualquer orçamento comprovado